Apresentacao

Abertura

Apresentação da estrutura do projeto e curiosidades sobre a área da programação

Introdução

Para que os computadores, celulares, entre outros dispositivos e ferramentas, entenda o que queremos e realize os comandos, é necessário todo um procedimento prévio. Programar é elaborar e planejar algo a ser criado. É preciso se comunicar de alguma forma com as máquinas, definindo como elas irão se comportar e responder as necessidades humanas. Isso ocorre através das linguagens de programação.

Basicamente, programar é planejar, elaborar e criar programas/aplicativos ou eletrônicos, que buscam atender as necessidades da sociedade.

Linguagem de programação

A linguagem de programação é um método padronizado, formado por um conjunto de regras sintáticas e semânticas, de implementação de um código fonte - que pode ser compilado e transformado em um programa de computador, ou usado como script interpretado - que informará instruções de processamento ao computador.

Lógica de programação

Lógica de programação é a técnica utilizada para desenvolver instruções em uma sequência para atingir determinado objetivo. É a organização e planejamento de instruções em algoritmo, com o objetivo de tornar viável a implementação de um programa ou software.

Use a cabeça

A Lógica de Programação é uma técnica que permite você desenvolver uma sequência de instruções que visam atingir um determinado objetivo.

Isso quer dizer que dentro da lógica de programação, você possui diversos conceitos que te permitirão escrever instruções, como exemplo: em forma de algoritmos, que irão guiar a máquina a fazer o que você especificou.

Algorítimos

O algoritmo é a própria sequência de instruções que irão permitir você atingir seu objetivo. Ela basicamente é o mapa, roteiro e guia, que vai permitir a máquina compreender o que deve ser feito.

É possível pegar qualquer coisa que a gente faz cotidianamente e transformar em um algoritmo. Basta entender os processos realizados e conseguimos criá-lo. Vamos tomar como exemplo: levantar da cama, fazer um pão com manteiga para seu café da manhã. Ou seja a forma automática de fazer as coisas.

Pseudocódigo

É uma forma “genérica” de escrever um algoritmo. Ou seja: utiliza uma linguagem simples, sem que exista a necessidade de conhecimento da sintaxe de linguagens de programação.

Consiste basicamente, em escrever a partir de regras predefinidas, os passos a serem seguidos – está aí então o algoritmo.

Em computação, tudo que acontece na execução é a manipulação de dados, com a finalidade de resultar em informações e para isto manipulamos constantemente, valores denominados de variáveis.

Existem algumas plataformas de pseudocódigo como a VisuAlg e Portugol Aqui iremos usar a plataforma Portugol para realizar alguns exemplos.

As variáveis podem ser do tipo:

  • inteiro: números inteiros (0 - 1 - 2 - 3…);
  • reais: números com casas decimais (0 - 1.2 - 2.5 - 3.75 - 4.0) - veja que se usa " . " para decimal;
  • caracter: armazena os dados como eles são, digitados em um texto. Abarca números reais, letras e outros símbolos;
  • lógico: pode assumir apenas os valores: Verdadeiro ou Falso.

Para escrever com pseudocódigo requer que você conheça algumas funções.

  • escreva (” “) = comando usado para imprimir uma mensagem na tela;
  • leia () = comando usado para ler valores digitados no teclado;

Exemplo

programa {
funcao inicio() {
        real saldoAtual = 10
        real valorSolicitado = 0
        
        escreva("informe o valor desejado \n")
        
        leia(valorSolicitado)
        
        se(valorSolicitado > saldoAtual){
            
            escreva("saldo insuficiente!")
        
        }senao{
        
            saldoAtual = saldoAtual - valorSolicitado
            escreva("saque realizado com sucesso!")        
        }
          escreva("Seu novo saldo é ", saldoAtual)
}
}

Veja outras referências em: Portugal Codepen, Devs Channel

Exercício

Considerando o exemplo apresentado acima, acrescente no algoritmo a seguinte regra:

  1. Criar uma variável que represente o dado, saldo cheque especial com valor atual de 20;
  2. Na tentativa do saque, verificar se o valor solicitado for maior que o saldo atual exibir a seguinte mensagem: "Saldo insuficiente! Deseja usar o cheque especial?"
  3. Se a resposta for "S" fazer a regra que valide o valor solicitado, comparando com valor atual + valor saldo especial.

Referências